O Magento é a maior plataforma de e-commerce do mundo, sendo utilizada por mais de 30% das lojas virtuais, segundo pesquisa da aheadWorks. A plataforma líder mundial inclui todas as funcionalidades dos grandes players e ainda se destaca pelo SEO, visto que foi desenvolvida com base nas melhores práticas de otimização para motores de busca. Por isso, o Magento é conhecido como “o e-commerce que aparece nas buscas”.

Para potencializar ainda mais o SEO da sua loja virtual, confira as dicas que o Blog da Comschool preparou:

1) URL

O Magento permite adicionar o nome das categorias nos caminhos para a URL do produto, porém a plataforma não suporta muito bem essa funcionalidade e cria problemas de conteúdo duplicado. Sendo assim, o ideal é desativá-la. Vá em Sistema -> Configuração -> Catálogo -> Search Engine Optimization e marque “não” para “Use Categories Path for Product URLs”.

Você ainda pode ir em Catálogo -> Gerenciar Categorias -> Chave URL e escolher uma URL amigável: pouco extensa, com palavras-chave relevantes e sem termos de ligação como “a”, “e”, “para”, “de”, etc.

2) Meta Description

As meta descriptions ou meta tags são pequenas descrições que você faz na página. Esse texto aparecerá no snippet do Google, portanto deve ser um conteúdo atraente e que deixe o usuário com vontade de clicar no seu link. Use textos semânticos e realmente relacionadas ao produto, para que os robôs de buscas identifiquem sua página como de qualidade.

3) Título da página

Na página de um produto, o primeiro cuidado é com a nomeação. Além do nome do próprio produto, acrescente as características mais importantes como a cor, a marca e o desempenho. Tanto no nome quanto na descrição do produto, use palavras de uso popular para se aproximar do que o usuário está buscando. Use a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords.

4) Imagens

Toda vez que for enviar uma imagem para o site, renomeie o arquivo com nomes relevantes. Ou seja, com palavras-chave, sem espaços, nem caracteres especiais. Por exemplo: “camiseta-polo-listrada.jpg”. Assim, sua página também poderá ser encontrada no campo Imagens dos mecanismos de busca.
Ao cadastrar uma nova foto no site, observe que há um campo chamado “etiqueta”, que funciona como uma pequena legenda da imagem. Lembre-se de utilizá-la sempre.

Por Comschool

 

 

PERAS Tecnologia de Resultados Ltda. |

CNPJ: 11.692.681./0001-12