Saiu do blog do UOLHost

Personalizar é um dos diferenciais para esse mercado tão concorrido. A Loja Virtual da UOL HOST possui diversas ferramentas para isto. Este artigo aborda a criação de novas páginas na loja e como disponibilizar figuras para esta página.

Criar uma nova página pode parecer desnecessário, mas já pensou em gerar uma página personalizada com lançamentos de produtos ou então criar uma nova versão da página principal sem modificar a atual enquanto não estiver tudo pronto?

Para começar iremos acessar a área administrativa da loja, conforme foi detalhado no artigo anterior. Após entrar na área administrativa acesse o menu “Construtor de Páginas” e em seguida a opção “Gerenciar Páginas”. Após abrir a listagem de página clique no botão “Acrescentar Nova Página” conforme a figura abaixo:

lojaperson-i

Ao abrir a página “Nova Página” observe os campos que são seguidos de um asterisco (*), isto os identifica como campos obrigatórios, por exemplo: “Título da Página”, “Identificador SEF URL”, “Status” e “Conteúdo”.

lojaperson-ii

“Título da Página” é a informação que segue no topo do Navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, etc..). Esta informação é meramente ilustrativa para o usuário, mas muito importante para os mecanismos de busca (UOL Busca, Google, Bing MSN, entre outros). Ao definir o texto deste campo coloque informações relevantes ao conteúdo da página, por que isto de certa forma ajudará a sua loja a melhorar a posição nos resultados dos mecanismos de busca.

“Identificador SEF URL” é o termo que é utilizado para acessar a página no endereço na Web. Se colocar o termo “teste” neste campo, você irá acessar a sua página da seguinte maneira: “http://www.dominiodaloja.com/teste”. O termo utilizado neste campo também é importante para os mecanismos de busca. Utilize sempre termos que identifique o conteúdo, não utilize códigos ou termos que não tenha significado relacionado ao conteúdo.

“Status” é um recurso que permite ao administrador da loja disponibilizar o acesso a página ou proibi-la. Para aplicar as personalizações e testes devemos deixar sempre este campo com a opção “Habilitado” para que possamos ver como cada elemento reflete no visual da loja.

“Conteúdo” é a área onde iremos inserir todos os “códigos exemplo” para personalizar a loja. Esse campo possui uma barra de ferramenta bem completa. No decorrer deste artigo será abordado o recurso “Inserir imagem” desta barra.

Após preencher todos campos acima e clicar no botão “Gravar Página” ou “Salvar e Continuar Edição” a página será criada. Você poderá ver a sua nova página acessando o endereço da sua loja (URL da loja) concatenando o termo que você adicionou no campo “Identificador SEF URL”. Exemplo: “http://www.dominiodaloja.com/teste”

Concluímos o primeiro passo, a nova página já esta no ar, agora vamos ver como disponibilizar uma figura para colocar nesta página. O editor de páginas da Loja Virtual disponibiliza recursos para publicar figuras e deixá-las acessíveis na web. Seguindo os passos abaixo você consegue publicar uma figura de forma simples.

Clique no botão “Inserir e formatar imagens”, ele abre a janela “Formatar Imagem”.

lojaperson-iii

Nesta janela é possível redefinir tamanho, margem e alinhamento de figuras já existentes ou novas.
O botão “Localizar no Servidor” permite o usuário selecionar ou subir (upload) uma imagem no servidor.

lojaperson-iv

O botão “Localizar no Servidor” abre a janela “Editor de Imagens” em um popup. Essa janela gerencia os arquivos e pastas que ficam disponíveis dentro da pasta /media (http://www.dominiodaloja.com/media/).

lojaperson-v

Conhecendo todos esses recursos, podemos agora ir para a parte prática. Iremos inserir a figura dos meios de pagamentos do Pagseguro. Para começar salve a figura relacionada ao link (https://pagseguro.uol.com.br/Imagens/Banners/btnPreferenciaCartoesBR_785×40.gif) em seu computador, e em seguida siga os seis passos conforme a figura abaixo.

lojaperson-vi

Após realizar todos os passos, a figura estará publicada e o “Editor de Imagens” gera automaticamente o link e repassa para a janela “Formatar Figura” no campo “URL” como pode observar na imagem a seguir.

lojaperson-vii

Ao clicar no botão “OK” a janela “Formatar Figura” é fechada e a imagem é automaticamente inserida no editor HTML da loja, conforme a imagem a seguir,

lojaperson-viii

Pronto, a imagem esta inserida na sua nova página. Para visualizá-la acesse a URL da loja seguida pelo termo digitado no campo  “Identificador SEF URL” em qualquer browser. Exemplo: “http://www.dominiodaloja.com/teste”
Neste artigo descrevemos como utilizar as ferramentas necessárias para personalizar a loja do UOL HOST, no próximo artigo iremos dar alguns exemplos do que pode ser feito, até o próximo :)

PERAS Tecnologia de Resultados Ltda. |

CNPJ: 11.692.681./0001-12