Sugerimos algumas questões a serem respondidas pelo profissional de marketing, as quais ajudam a entender as diferenças de comportamento entre os consumidores e a identificar o perfil das pessoas mais propensas a decidir pela compra de produtos ou do serviço que se deseja lançar. As questões deverão ser elaboradas de acordo com o tipo de produto ou de serviço.

  • Fatores demográficos (idade, renda, estado civil, ocupação)
    • Qual a idade e renda dos consumidores ou clientes potenciais?
    • Qual o tamanho das famílias potenciais consumidoras?
    • Qual o estado civil e o tipo de ocupação dos potenciais consumidores?
  • Fatores geográficos (local de moradia ou de compra)
    • Onde os consumidores potenciais estão localizados?
    • O comportamento de consumo é diferente em cada área geográfica?
    • Que fatores geográficos afetam o comportamento de consumo?
  • Fatores psicográficos (valores e estilos de vida)
    • Qual o estilo de vida dos consumidoes potenciais?
    • Que atividades de lazer são realizadas pelos consumidores potenciais?
    • Quais são os esportes praticados?
    • Quais valores os consumidores potenciais consideram importantes?
    • Como os valores de cada indivíduo influenciam no comportamento de consumo?
  • Fatores comportamentais (hábitos e comportamentos)
    • Quais são os hábitos de consumo dos consumidores potenciais?
    • Qual a quantidade consumida e a freqüência do consumo?
    • Qual a periodicidade do consumo?