Você já sabe que para aumentar as vendas em seu e-commerce e a visibilidade do seu site é preciso pensar em SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Sistemas de Busca, em português). Dentre as estratégias de SEO, é possível modificar as estruturas dos textos, os títulos, URLs e diversos elementos do site que ajudam a melhorar a experiência do usuário e fazer com que sua loja apareça nos primeiros resultados de busca orgânica.

Como começar, então? É preciso deixar claro que SEO traz resultados em longo prazo. São diversas táticas e mudanças que transformam o site em um lugar de confiança para o usuário. Em um lugar para o qual ele se dirige na busca por conteúdo relevante, e não só produtos à venda. Isso leva tempo. No entanto, algumas estratégias são mais simples e iniciais. Então, se você está pensando em implementar SEO no seu site, já pode começar a colocar a mão na massa.
Uma das partes mais importantes dos sites que podem ser modificadas a fim de otimizar a página são os títulos e suas tags. Após as recentes mudanças do Google, que removeu os sublinhados e aumentou o tamanho da fonte, os resultados das pesquisas aparecem mais “limpos” e mais fáceis para as pessoas lerem. Porém, isso diminuiu o espaço disponível para os títulos das páginas. Enquanto antigamente o ideal era que os títulos e tags tivessem por volta de 70 caracteres, após as mudanças desse ano o Google recomenda que os títulos tenham uma largura de, no máximo, 512 pixels.

Mas o Google passou a escolher os melhores títulos de acordo com os pixels e não caracteres? Não, sempre foi assim. Por exemplo, caracteres finos como “L” e “1” consomem menos espaço do que caracteres grossos, como “5” e “M”. Os resultados da busca utilizam a fonte Arial proporcional, mas como a contagem de caracteres é algo mais fácil de ser explicado e mais convencional, o ideal é que os títulos e tags tenham entre 55 e 60 caracteres.
Aqui vai uma pequena lista de dicas para otimizar os seus títulos e tags:
– O título deve ter até 512 pixels de largura, o que equivale a até 55 e 60 caracteres;
– Coloque as palavras-chave mais perto do início da frase, pois quanto mais perto do início for, mais influência nos sistemas de busca;
– Crie tags de título legíveis;
– Evite palavras-chave muito grandes;
– Coloque as marcas no final da frase, a menos que seja uma marca muito lembrada e procurada pelo público-alvo;
– Faça com que cada título seja único.
Outra boa recomendação é que os links do seu site tenham uma mensagem completa antes do Google substituí-lo com as reticências: títulos que se comunicam de forma coerente e concisa tendem a atrair mais cliques de internautas.
Mas como seria tudo isso na prática? Vamos criar alguns exemplos levando em consideração uma loja de carros que vende apenas carros importados e um internauta que esteja procurando uma Ferrari F-430 Spider para comprar.
Um bom título para a página de produtos seria: Ferrari F-430 Spider | Liberte a Velocidade | Loja de Carros.
Já um bom título para a categoria na qual a Ferrari estaria inserida seria: Carros Esportivos | Sinta se um piloto /Loja de Carros.

Já para a página da marca Ferrari, que tal Scuderia Ferrari | Tradição nas Pistas | Loja de Carros.
Além disso, em todo o site há a página de entrada, a famosa “Home Page”, e ela é a mais importante de todo o site. Portanto, o título da Home Page deve ser muito bem estudado para atrair muitos visitantes. No caso dessa fictícia loja de carros, uma boa pedida seria: Loja de Carros | Tradição, credibilidade e os melhores automóveis!
Ter uma página com conteúdo exclusivo também é uma das melhores estratégias para otimizar os seus resultados de busca e, dessa forma, atrair mais visitantes. Então, modificar os títulos dessas páginas também é muito importante. Veja um exemplo: Ferrari: História de Sucesso no Mercado Mundial | Loja de Carros.

Fique atento! É claro que os títulos e as tags do seu site não serão responsáveis, isoladamente, pelos primeiros resultados dos sistemas de busca. Isso é uma tarefa difícil e outras ações precisam ser aplicadas ao longo do tempo. Entretanto, otimizar os títulos é uma das estratégias mais importantes, devendo ser feita levando em consideração seu público-alvo, as palavras-chave mais usadas e o foco comercial do seu e-commerce.

Por: Hildebrando Trannin da SEO Master – Varejo 1

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